terça-feira, 3 de maio de 2011

OS MUROS TÊM A PALAVRA: NOTAS DE UM DIÁLOGO ENTRE ARQUITETURA E LITERATURA NOS DOMÍNIOS DA ESCRITA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Arquitetura e Urbanismo.


Orientador: Professora Doutora Clara Luíza Miranda.

Coorientador: Professor Mestre Ernesto Pachito



RESUMO

Diálogo entre os olhares da Arquitetura e da Literatura para os muros, nos orbes de referências móveis de textos variados: poéticos, históricos, arquitetônicos, filosóficos, lingüísticos etc. Viabilidades de percursos e permanências do homem que nomeia um lugar próprio no mundo, e aí mura e mora. Trânsito da escrita à arquitetura e da arquitetura à escrita, em que se urdem possíveis colóquios entre o propínquo e o longínquo, na superfície abaulada do banal e nas dobras da hierarquia. Sugestão de que nos espaços contingentes, delimitados pelos muros, ora se interdita o tráfico que possibilita as tangências e as travessias entre as solidariedades estranhas e as trocas efetivas, ora se liberam as demandas rivais e letais entre as profusões das pluralidades confusas e as ordens fugidias. Descrição de uma Literatura arquitetando-se em face do leitor que a escreve no ato de sua leitura, e de uma Arquitetura escrevendo-se diante do residente que dá sentido à habitação no momento em que dela se apropria e a transforma. Leitura d’O muro literário, de Jean-Paul Sartre, inscrito no prelúdio que anunciava a Segunda Guerra Mundial (a Guerra Civil Espanhola), mas apontando para o passado e o futuro, nos quais se tecem os enredos do homem desterritorializado sobre o solo. Mas seria aí, no contato com o húmus, que se imaginariam saídas e entradas como estratégias para enfrentar o horror potente e metafórico do Minotauro.

Palavras-chave: Muro. Arquitetura e Urbanismo. Cidade. Literatura. Escrita. História.

3 comentários:

arquiteliteraturas disse...

Este é o resumo de meu PG/Arq&Urb, cuja Introdução, com reescrita, acréscimos e supressões, virou projeto de doutoramento acolhido em concurso em 2010.

Henrik disse...

nossa, que texto ótimo! fiquei meio "cambaleando"...rsrrrs

arquiteliteraturas disse...

Grande Henry!!! Obrigado pelo elogio e pela visita... Imagino que seu PG tenha ficado singular.